Portal Velho Chico News

Padre Júlio Lancelotti denuncia demora em atendimento de tenda para moradores em situação de rua em SP; cidade registrou tarde mais fria do ano

.

Por Velho Chico News em 10/07/2024 às 17:04:21

Máxima na capital no feriado de 9 de Julho foi de 15,1°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Tendas e abrigos para enfrentar o frio e a chuva na capital

O coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, padre Júlio Lancelotti, denunciou nesta terça-feira (9), em suas redes sociais, a demora no atendimento a pessoas em situação de rua de uma tenda da Prefeitura de São Paulo na Mooca, Zona Leste de São Paulo.

A situação ocorreu justamente nesta terça (9), quando a capital teve a tarde mais fria do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima na cidade foi de 15,1°C.

"A fila de espera do abrigo que a prefeitura chama de emergencial que começa a atender às 18 horas e as pessoas têm que ficar na chuva esperando. Quando está chovendo será que eles não têm senso de humanidade de começar a atender essas pessoas quando elas precisam? Tem que esperar todo mundo ficar molhado, doente? Essa cidade tem que ser humana, chega de desumanidade", disse o Padre Júlio em um o vídeo postado no Instagram.

As pessoas em situação de rua recebem nas dez tendas espalhadas pela cidade cobertores, bebidas quentes, sopa durante a "Operação Baixas Temperaturas". A medida municipal que é acionada sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 13º C.

O maior interesse nessa época é o encaminhamento para passar a noite num abrigo. Segundo a Prefeitura, a capital tem 32 mil pessoas em situação de rua e 26 mil vagas. Porém, segundo padre Júlio, a burocracia no acolhimento atrapalha bastante.

"Não aceita a apresentação espontânea, só se tiver encaminhamento. Então se a gente chegar com uma pessoa tremendo de frio pedindo para entrar", relata o religioso.

A Prefeitura de São Paulo disse, em nota, que o horário de abertura das tendas é mesmo às 18 horas porque envolve a preparação do local. Sobre a tenda na Praça Cid José da Silva, na Mooca, disse que ela foi aberta ontem às 17h10 e que o centro esportivo Salim Farah Maluf, que dá suporte naquela região, começou o acolhimento às quatro da tarde.

Tarde mais fria do ano

Movimentação de pedestres na Avenida Paulista, nesta terça-feira, 9 de julho de 2024, feriado da Revolução Constitucionalista de 32, com frio e chuva em São Paulo.

RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A cidade de São Paulo registrou a tarde mais fria do ano nesta terça-feira (9), feriado no estado por conta da Revolução Constitucionalista de 1932.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima na capital foi de 15,1°C. Já a mínima, de 12,6°C.

A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de atenção para baixas temperaturas desde o dia 4 de julho.

9 de julho: as marcas em São Paulo da revolução por trás do feriado

Previsão

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), nos próximos dias, o sol retorna entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas.

Na quinta-feira (11) o sol aparece entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas no decorrer do dia.

Os termômetros devem variar entre mínimas de 14°C e máximas que podem chegar aos 25°C. Não há previsão de chuva.

A sexta-feira (12) ainda deve começar com sol entre nuvens, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia com os ventos úmidos do oceano, o que impede a elevação mais significativa das temperaturas.

As mínimas oscilam em torno dos 14°C, enquanto as máximas não devem superar os 22°C. No final da semana, porém, a nebulosidade volta a aumentar, com condições para chuvas fracas e chuviscos na Grande São Paulo.

Quarta-feira (10)

Mínima: 14°C

Máxima: 23°C

Quinta-feira (11)

Mínima: 14°C

Máxima: 25°C

Sexta-feira (12)

Mínima: 12°C

Máxima: 19°C

Sábado (13)

Mínima: 12°C

Máxima: 18°C

Domingo (14)

Mínima: 14°C

Máxima: 26°C

Fonte: G1

Comunicar erro
728 x90 2
Publicidade 728 3
Not?cias, utilidade p?blica, informa??o e entretenimento Contato: E-MAIL: [email protected] / WHATSAPP (77) 98862-3404