Portal Velho Chico News

27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes vai debater sustentabilidade para COP 30; veja programação

.

Por Velho Chico News em 10/07/2024 às 18:34:35

Serão nove dias de programação em agosto com debates de diversos temas, com foco principal em assuntos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente, como preparação para a COP 30 em 2025. 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes

Agência Pará

A 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi oficialmente lançada nesta quarta-feira (10/7), em um encontro realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), no teatro Estação Gasômetro.

A programação será de 17 a 25 de agosto, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, com entrada gratuita.

Nesta edição, os homenageados são Iracema Oliveira, mestra de cultura popular; e o escritor Juraci Siqueira, ativistas culturais que não só agradeceram pela homenagem, como ainda se disseram honrados com a iniciativa.

? Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp

A programação da edição de 2024 terá pautas sobre sustentabilidade, com os debates das "Vozes do Clima", que levará ao público discussões sobre o meio ambiente voltadas para a COP 30, que ocorre em 2025.

Outros destaques serão as vozes da Poética e do Imaginário, da Diversidade e Inclusão, da Democracia e Liberdade, da Ancestralidade, da Tecnologia, da Juventude, do Escritor Paraense e da Memória e do Patrimônio.

Segundo o secretário de Cultura, Bruno Chagas, a expectativa deste ano é que cerca de 400 mil pessoas visitem a Feira durante os nove dias, reforçando o posto já ocupado de maior festa literária do Norte do Brasil.

Homenageados reforçam a cultura do estado

Os dois ativistas culturais atuam em projetos de cultura paraense. Iracema Oliveira, exemplo de protagonismo feminino na cultura popular, é guardiã de grupos como o Pássaro Junino e o Cordão de Pássaro Tucano, além de coordenar outros importantes coletivos culturais no Pará. Já Juraci Siqueira é marajoara de Afuá e reconhecido pela obra diversa que abrange contos, poemas, cordéis, crônicas, entre outros gêneros, totalizando mais de 80 títulos publicados e mais de 200 premiações literárias.

Programação

Além das Vozes, a programação literária receberá circuito de atividades culturais e artísticas, com 32 rodas de conversas, 12 saraus e 7 papos-cabeça.

Haverá ainda a exibição dos programas Sem Censura e dois Mixturado, da TV Cultura, ao vivo. Na Arena das Artes, espaço dedicado às crianças, será celebrado a infância por meio de teatros, histórias e apresentações lúdicas para os pequenos.

Já os shows contarão com a presença de artistas como Amazônia Jazz Band, que convida o Arraial do Pavulagem; Frutos do Pará e convidados; AQNO; Dona Onete; Carabao; Zaynara; Trilogia e um tributo a Tonny Brasil.

17/08: Vozes do Clima: A COP na Amazônia

18/08: Vozes da Poética e do Imaginário

19/08: Vozes da Diversidade e Inclusão

20/08: Vozes da Democracia e Liberdade

21/08: Vozes da Ancestralidade

22/08: Vozes da Tecnologia

23/08: Vozes da Juventude

24/08: Vozes do Escritor Paraense

25/08: Vozes da Memória e do Patrimônio

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Fonte: G1

Comunicar erro
728 x90 2
Publicidade 728 3
Not?cias, utilidade p?blica, informa??o e entretenimento Contato: E-MAIL: [email protected] / WHATSAPP (77) 98862-3404