Portal Velho Chico News

Crianças do Projeto Social 'Tucuxi do Amanhã' preparam espetáculo para apresentação dos botos mirins em Alter do Chão

Este ano o projeto se apresenta com novas coreografias e músicas temáticas inéditas.

Por Velho Chico News em 17/09/2024 às 09:32:13

Foto: G1 - Globo

Este ano o projeto se apresenta com novas coreografias e músicas temáticas inéditas. As crianças atendidas pelo projeto social "Tucuxi do Amanhã" já estão em ritmo intenso de ensaios para a apresentação dos botos mirins que vai ocorrer no dia 20 de setembro na arena dos Lagos dos Botos. O evento faz parte da tradicional Festa Folclórica do Sairé, realizada entre os dias 19 e 23 de setembro na vila balneária de Alter do Chão, distante 37 km da zona urbana de Santarém, oeste do Pará.

Mayanny Belo, coreógrafa do projeto, está à frente dos últimos ajustes para garantir que a apresentação seja um verdadeiro espetáculo, realizando o sonho de muitas crianças.

"Hoje nós estamos ensaiando todas as partes que compõem o nosso espetáculo. Nós estamos defendendo o tema Matriarcas da Tradição, o projeto tem como base a apresentação oficial dos botos, no mesmo formato que traz os itens: Rainha do Sairé, Artesanato, Lago Verde, Curandeiro, com tudo que tem direito. É o sonho dessas crianças, elas crescem assistindo esse espetáculo e começam a sonhar em ser um item desse. Aqui no projeto, temos fortalecido isso, trabalhando esse sonho e levando um pouco dessa dinâmica para eles. A apresentação dos Mirins já é uma tradição em Alter do Chão, mas acredito que neste ano, com o formato que levaremos ao Sairé, certamente teremos novidades", afirmou Mayanny.

Entre as inovações que o Tucuxi do Amanhã vai trazer este ano estão coreografias e músicas temáticas inéditas. Douglas Vignotti, compositor do projeto, falou sobre essa novidade.

"Estamos trazendo composições próprias, dentro do tema Matriarcas da Tradição. As músicas já estão voltadas para nossa apresentação do Sairé 2024. Temos quatro músicas, composições nossas, que já estão nas plataformas digitais. As crianças já estão ensaiando com essas músicas autorais, o que é algo pioneiro aqui em Alter do Chão. Pela primeira vez, o projeto levará músicas autorais para dentro do lago. É uma coisa que nunca aconteceu e está dando muito certo, o pessoal está gostando", contou.

O projeto Tucuxi do Amanhã atende mais de 70 crianças, oferecendo a elas a oportunidade de se expressarem artisticamente e de se conectarem com a rica cultura local. Miriam Pedroso, idealizadora do projeto, ressaltou a importância do evento e convidou a todos a prestigiar as apresentações.

"Fomos convidados para participar do Sairé, e estamos ensaiando todos os sábados para a apresentação no festival. Temos novidades este ano, como as quatro músicas próprias, voltadas para o nosso tema 'Matriarcas da Tradição'. Convido todos vocês a estarem presentes na sexta-feira e no sábado para apreciar as apresentações das crianças, que serão muito bonitas", disse Miriam.

Daniel Costa, coordenador do projeto, enfatizou que a culminância do trabalho desenvolvido ao longo do ano é mais do que uma simples apresentação, é uma o resultado dos aprendizados e um resgate cultural.

"Estamos num processo de culminância do nosso trabalho que foi desenvolvido durante o ano inteiro. Nosso projeto começa em março e se desenvolve até culminar na apresentação do Sairé, nossa celebração folclórica dos aprendizados que eles tiveram ao longo do ano. O objetivo do projeto é resgatar a cultura e passá-la para essas crianças, plantando uma semente no coração de cada uma delas que, acreditamos, germinará em grandes artistas. Não produzimos apenas itens mirins, mas artistas capazes de trabalhar em variados âmbitos da arte, perpetuando esse legado cultural tão lindo que é nossa história personificada em arte", pontuou Daniel Costa.

Fonte: G1

Comunicar erro
728 x90 2
Publicidade 728 3
Not?cias, utilidade p?blica, informa??o e entretenimento Contato: E-MAIL: [email protected] / WHATSAPP (77) 98862-3404